quarta-feira, 13 de julho de 2011

INTERVALOS – PARTE 1

Vamos analisar esse assunto em duas partes:

1ª PARTE: Intervalos simples e compostos; Harmônico e Melódico - Ascendente e Descendente; Classificação dos intervalos.

2ª PARTE: Intervalo natural e invertido; Intervalos consonantes e dissonantes; Intervalos enarmônicos.  

Intervalo Simples e Composto

Intervalo é a distância (diferença de altura) entre dois sons.
Conforme o número de sons (notas) que abrange, o intervalo pode ser de: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª etc.
Exemplos:

Os intervalos podem ser:

Simples: é quando não ultrapassa uma oitava.

Exemplos:


Composto: é quando ultrapassa uma oitava.

Exemplo:



Intervalo Harmônico e Melódico – Ascendente e Descendente

Harmônico: quando os sons são ouvidos simultaneamente.

Melódico: quando os sons são ouvidos sucessivamente.

Exemplos:


Os intervalos melódicos podem ser classificados em:

Ascendentes: quando a primeira nota (som) é mais grave que a segunda.

Descendente: quando a primeira nota (som) é mais aguda que a segunda.

Exemplos:


Classificação dos Intervalos

De acordo com o número de tons e semitons que compõem o intervalo, ele pode ser classificado como:

·         Maior
·         Menor
·         Justo
·         Aumentado
·         Diminuto


A classificação dos intervalos é feita entre a tônica (primeira nota da escala, ou I grau), e os demais graus da escala.

Os intervalos de 2ª, 3ª, 6ª e 7ª - Maior, menor, Aumentado, diminuto.

Os intervalos de 4ª, 5ª e 8ªJusto, Aumentado, diminuto.

VEJAMOS A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DOS INTERVALOS

2ª Maior - 1 Tom
2ª menor – 1 semitom
-
2ª Aum. – 1 Tom e 1 semitom
2ª dim. – nulo nos instrumentos temperados (uníssono)
-
3ª Maior – 2 Tons
3ª menor – 1 Tom e 1 semitom
-
3ª Aum. – 2 Tons e 1 semitom
3ª diminuta – 1 Tom
-
4ª Justa – 2 Tons e 1 semitom
4ª Aumentada – 3 Tons
4ª diminuta – 2 Tons
5ª Justa – 3 Tons e 1 semitom
5ª Aumentada – 4 Tons
5ª diminuta – 3 Tons
6ª Maior – 4 Tons e 1 semitom
6ª menor – 4 Tons
-
6ª Aumentada – 5 Tons
6ª diminuta – 3 Tons e 1 semitom
-
7ª Maior – 5 Tons e 1 semitom
7ª menor – 5 Tons
-
7ª Aumentada – 6 Tons
7ª diminuta – 4 Tons e 1 semitom
-
8ª Justa – 6 Tons
8ª Aumentada – 6 Tons e 1 semitom
8ª dim. – 5 Tons e 1 semitom



Bom é isso aí!
Até a próxima e bons estudos.




Fontes de pesquisa bibliográfica: Princípios básicos da música para juventude - Maria Luisa de Mattos Priolli - 1ª volume; Harmonia e Improvisação - Almir Chediak - volume I; Fotos imagem google.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não percebi patavina(nada) da tabela.


Está mal feita!

Laís Frota - Pianist disse...

Oi,

Vou analisar direitinho,

Obrigada!

Att,
Laís - Pianist

Anônimo disse...

A tabela eesá ótima sim!
O individuo fala demais...
Pra quem é inteligente,deu p entender ;)

Anônimo disse...

Claro que dá para entender. Só que preguiçosos não querem ter que pensar.