terça-feira, 28 de junho de 2011

SINAIS DE ALTERAÇÃO

Dá-se o nome de alteração ao sinal que se coloca antes de uma nota e serve para modificar-lhe a entoação.
A entoação das notas, conforme o sinal de alteração, poderá ser elevada ou abaixada um tom ou semitom.

Vejamos o sinais de alteração:

  • Sustenido - Eleva um semitom;
  • Dobrado-sustenido - Eleva um tom;
  • Bemol - Abaixa um semitom; 
  • Dobrado-bemol - Abaixa um tom;
  • Bequadro - Anula qualquer alteração, fazendo a nota voltar ao seu estado natural. O bequadro, pode elevar ou abaixar a entoação das notas.


ANALISANDO O EXEMPLO ABAIXO:


Elevação de um semitom (nota: Sol para o Sol # (sustenido));



Abaixamento de um semitom (nota: Sol para o Sol b (bemol));



Elevação de um tom (nota: Sol para o Sol dobrado-sustenido (escrita), execução (toca-se a nota Lá));



Abaixamento de um tom (nota: Sol para o Sol dobrado-bemol (escrita), execução (toca-se a nota Fá);




Elevação de um semitom (nota: Sol # (sustenido) para o Sol dobrado-sustenido (escrita), execução (toca-e a nota Lá));



Abaixamento de um semitom (nota: Sol b (bemol) para o Sol dobrado-bemol (escrita), execução (toca-se a nota Fá));




Anula a alteração, voltando a entoação natural (nota: Sol # (sustenido) para o Sol (nota natural));


Anula a alteração, voltando a entoação natural (nota: Sol b (bemol) para o Sol (nota natural)).






RESUMO E OBSERVAÇÕES:

O sustenido e o dobrado-sustenido, são considerados alterações ascendentes;
O bemol e o dobrado-bemol, são considerados alterações descendentes;
O bequadro é uma alteração de duplo efeito, ou seja, ora é ascendente - quando modifica a entoação de uma nota bemolizada, e ora é descendente - quando modifica a entoação de uma nota sustenizada.
Em cifra, os sinais de alteração dobrado-sustenido, dobrado-bemol e bequadro não são usados.

Atenção: se o sustenido modificar a entoação de uma nota alterada por um dobrado-sustenido, terá efeito descendente;
Se o bemol modificar a entoação de uma nota alterada por um dobrado-bemol, terá efeito ascendente.

A única alteração cujo o efeito é sempre ascendente é o dobrado-sustenido, e também a única alteração cujo o efeito é sempre descendente é o dobrado-bemol.



Bom pessoal, é isso aí!
Até a próxima, bons estudos!





Fontes de pesquisa bibliográfica e web: Princípios básicos da música para juventude - Maria Luisa de Mattos Priolli - 1ª volume; Harmonia e improvisação - Almir Chediak - volume I; sites.google.com/site/musicaeteoria/alteracoes; Fotos imagem google.













Nenhum comentário: