segunda-feira, 20 de junho de 2011

INTERVALO, TOM E SEMITOM, ESCALA DIATÔNICA

Intervalo: É a distância entre dois sons.

Tom: É o intervalo, entre dois sons, formado por dois semitons.

Semitom ou Meio Tom: É o menor intervalo, entre dois sons, que o ouvido pode perceber e classificar.

Escala diatônica: É a sucessão de 8 sons conjuntos, guardando de um para o outro intervalo de tom e de semitom, sendo 5 tons e 2 semitons. 


Vejamos o exemplo de uma escala diatônica em Dó (escala modelo) e a formação dos tons e semitons:


Vejamos na partitura:



Agora vejamos o intervalo de tom e semitom mostrados no piano/teclado, formando a escala diatônica de Dó (escala modelo - escala de DóM):




Os tons e semitons contidos na escala diatônica, são chamados naturais.

A cada uma das notas da escala, de acordo com a sua função na própria escala, dá-se o nome de grau.

Tem a escala diatônica e por conseguinte 8 graus, sendo VIII grau a repetição do I.

Os graus e suas funções na escala:
  • I grau - tônica
  • II grau - supertônica
  • III grau - mediante
  • IV grau - subdominante
  • V grau - dominante
  • VI grau - superdominante
  • VII grau - sensível
  • VIII grau - tônica (oitavada)

Como falamos anteriormente, a escala diatônica, é formada por 5 tons e 2 semitons.

Os semitons são encontrados:
  • do III grau para o IV.
  • do VII grau para o VIII.
Os tons são encontrados:
  • do I grau para o II
  • do II grau para o III
  • do IV grau para o V
  • do V grau para o VI
  • do VI grau para o VII

Vejamos os exemplos abaixo em Dó:


Na partitura:



FINALIZANDO:

O I grau (tônica), é considerado o mais importante da escala;
Todos os demais graus, tem com ele afinidade absoluta;
É o I grau (tônica), que dá seu nome à escala, e que a termina de um modo completo.
Depois da tônica (I grau), as notas de maior importância são a subdominante (IV grau) e a dominante (V grau).


Bom é isso aí!
Até a próxima e bons estudos.


Fontes de pesquisa bibliográfica: Princípios básicos da música para juventude - Maria Luisa de Mattos Priolli - 1ª volume; Harmonia e Improvisação - Almir Chediak - volume I; Fotos imagem google.

8 comentários:

Anônimo disse...

vlw isso me ajudou muito para fazer um trabalho de música

Laís Pianist disse...

Que bom!

Obrigada por comentar.

Atenciosamente,
Laís Pianist

Amanda disse...

muito bom me ajudou tbm

Laís Pianist disse...

Oi Amanda,

Que bom! Fico feliz em poder ajudar!
Obrigada por comentar!

Atenciosamente,
Laís Pianist

Miriã Aguiar disse...

Eu sabia que você tinha tirado matéria do livro da Maria Luisa de Mattos Priolli. Esse livro é ótimo, mas eu só tenho o volume 01. Muito bom teu blog.
Eu faço aula de música na Escola de música Villa-Lobos, quero tocar piano. Me add no msn pra trocar umas ideias se vc quiser: miriettee1991@hotmail.com.
Beijocas

Laís Pianist disse...

Olá Miriã Aguiar,

Que bom que gostou!
Gosto muito das explicações do livro da Maria Luisa de Mattos Priolli, tenho os 2 volumes, como também do Bohumil Med e do Osvaldo Lacerda.

Obrigada por visitar e por comentar,
Bons estudos!

Att,
Laís Pianist

Juliano Lechner disse...

Eu estava lendo seu blog e, por incrível que pareça, eu estou com o livro da Maria Luísa de Mattos Priolli aberto sobre minha mesa. Comecei a ler seu blog e vi que havia muita semelhança na linguagem. Fui conferir, e estava igual. Nada contra, até pq, acredito que com simplicidade a Maria Luísa ela consegue explicar muita coisa. Tenho o primeiro volume do livro e segundo também. 16ª edição de 1978. Pequei emprestado de uma pianista vizinha, e um belo dia ela morreu e não deu tempo de devolver... na verdade daria tempo, só que ela não poderia mais usá-lo. Ela morreu de câncer... Enfim... só para dar uma oi mesmo... Estou fazendo uma apostila para meus alunos de violão e guitarra e esse livro é bastante inspirador... Abraço.

Laís Frota - Pianist disse...

Olá Juliano Lechner,

Gosto muito das explicações do livro da Maria Luisa de Mattos Priolli, pra quem está começando é muito bom. Também gosto do Bohumil e do Osvaldo Lacerda, que inclusive utilizo também aqui no blog.

Obrigada por visitar e comentar. Volte sempre!
Abraço.

Att,
Laís Pianist